21 de set de 2013

E viva ao Rio Grande do Sul!


Vinte de setembro... O dia que os gaúchos celebram seus ideias da Revolução Farroupilha...
Em algumas cidades do estado do Rio Grande do Sul, comemoram essa data com desfiles temáticos, caminhada de cavalarianos, jantas em Centros Tradicionalistas Gaúcho (C.T.G) e etc.
Na minha cidade, (Alegrete) sempre comemoramos com desfiles e caminhada de cavalarianos, que no qual, é o maior desfile, em relação a quantidade de cavalarianos, do estado do Rio Grande do Sul. "Então Nathália, quantos cavalarianos tem no desfile a cada ano? Algumas centenas?" Então gente, são quase 10 mil, sim, você leu direitinho, 10 mil cavalarianos que desfilam sempre no dia 20 de setembro, todos os anos. os desfiles começam sempre em torno das 9 horas da manhã e acabam terminando, em torno de 14 horas da tarde, mas isso pode variar, se alguns C.T.Gs podem ter carros/carroças alegóricos, ou somente cavalarianos.
Ok, bora pras fotos?    






Geralmente, as nossas tradições são cultivadas desde criança, não é tão raro ver uma criança tomando chimarrão, ou pequenos grupos de invernada mirim (grupo de dança nativista do RS), então, grande parte dos pais que tem orgulho de sua terra, leva seus filhos para os desfiles, mas não somente para olhar, mas também, para participar!




A alegria no rosto dos dois é muito linda!




A criança acidentalmente, dormiu no meio do desfile




Geralmente, as crianças quando crescidas, elas desfilam, mas não junto com o cavalo dos seus pais, e sim, em pôneis, ou em cavalos normais, isso depende da idade da criança (e da coragem).








aaaaaaaaaawwn <3




 Muitos C.T.Gs tem masocotes, grande parte cachorros, que também sempre levam para desfilar.


Sintam a elegância 




Geralmente, as prendas adultas, fazem tranças em seus cabelos.



E as éguas também...




As prendas, no Rio Grande do Sul, tem "fama" de serem delicadas, as prendas pilchadas com vestidos, geralmente não andam à cavalo, e sim, de carroças, com sombrinhas.



Acho que a garota está assustada com a senhora




E existem várias raças de cavalo, em minha opinião, a favorita do gaúcho, será sempre o cavalo crioulo.






Tem medo de andar à cavalo? Isso não é problema!



Na parte temática do desfile, era sobre as Crendices do estado do RS, teve apresentações do Negro do Pastoreiro, Nossa Senhora, Lobisomem, etc.








É meio estranho pensar que comemoramos com desfiles, sobre uma guerra que perdemos, mas isso, na verdade se chama orgulho, orgulho de uma terra que lutou contra uma república inteira, seja você:
Maragato...

... Ou Ximango.

Temos aquelas regras básicas de gaúcho, que a prenda do outro tu não desejas, que tu não deve fugir de uma "peleada", mas que tu não deve lutar com uma arma enquanto o outro estiver desarmado, isso seria covardia, e covarde é algo que gaúcho não é, e enquanto eu andar com meu poncho, tu deves ter MUITO cuidado para não pisar nele.



Perceberam que as fotos estavam horríveis né? Então, eu tenho uma câmera semi-pro, que cuja, é péssima pra tirar fotos em dias nublados, o dia iniciou assim:

Foto tirada às: 9:03 da manhã
Só que, quando o desfile estava acabando, olha como ficou o dia:

Foto tirada às 12:06 da tarde.

A primavera está chegando, e a cidade está ficando cada vez mais linda, Alegrete tem muitas árvores, e no início da primavera a cidade fica linda!






Viram minha agenda? Tem bastante eventos aqui na cidade (quase todos em novembro), e espero poder fotografar todos eles para vocês! Por hoje é só pessoal, tenham um ótimo final de semana!


2 comentários:

  1. Eu sou apaixonada pelo RS, minha mãe é de uma cidade chamada Alecrim, conhece? Mas moramos no esTado do MS !! Se tudo der certo, irei para aí final do ano :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baah, sim, sim conheço, Alecrim é no norte do estado, certo? Se vieres pro RS, no final do ano, será muito bem-vinda! :3

      Excluir

● Comente algo relativo ao post;
● São permitidas sugestões de incentivo;
● Gosto de críticas construtivas e etc;
● Xingamentos serão totalmente ignorados e excluídos;
● Retribuo comentários. Deixe o link do seu blog no final do seu comentário na postagem.