17 de fev de 2014

Resenha: A Culpa é das Estrelas

Nome: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Páginas: 288
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Avaliação: 
Sinopse: A Culpa é das Estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.



O livro tem a narrativa por Hazel, uma jovem vítima e sobrevivente de câncer. A leitura do livro em si é simples com diálogos fáceis de se ler.
A história é encantadora, emocionante e envolvente, por certos momentos eu fui a Hazel, eu era apaixonada por Augustus e tinha câncer. Era incrível da forma que você vai lendo esse livro e vai se envolvendo cada vez mais com a história, não é atoa que muita gente se emocionou com a leitura desse livro nos capítulos finais.
Não tenho do que reclamar da história, eu fiquei totalmente apaixonada pelos personagens, os diálogos, o humor irônico de Hazel, as piadas sarcásticas de Augustus, adorei tudo, porém, queria que tivesse mais histórias com os personagens secundários envolvidos, é claro que a história do livro iria ser mais voltada para os dois personagens principais que tem câncer, mas de verdade, eu queria ler mais histórias sobre o amigo deles, o Isaac, os pais deles, e etc.
Minha nota para o livro é 4,5, pelo motivo que me deixou bem revoltada quando terminei de lê-lo: o final. O livro é ótimo, a história é maravilhosa, mas o final é ruim por um único motivo: ELE NÃO TEM UM FIM DEFINIDO! O mais irônico, é que Hazel comentava na história inteira do fato de que o autor do seu livro favorito, o Peter Van Houten, fez um livro que não tinha final, e que ela queria conhecê-lo para perguntar o que acabou acontecendo no final com os personagens do livro. Isso me deixou pensando que o John Green é quase como o sr. Houten. O livro acaba com uma carta de Augustus, é uma forma inteligente de ter acabado o livro, porém e a Hazel? O que houve com ela? Ela morreu? E os pais dela? e a família de Augustus? Me senti a Hazel da vida querendo saber até o que aconteceria sobre o Hamster do livro do Peter Van Houten. Não sei se já fizeram perguntas sobre o final do livro para o sr. Green e se ele respondeu elas, mas se eu tivesse a oportunidade de conhecê-lo, nunca hesitaria de perguntar sobre o final.
John Green é um bom escritor, sabe, mas eu não leria até a listinha de compras dele...
Enfim, é isso, um livro fabuloso, uma grande história, é um final horrível. Chorei como qualquer pessoa que leu esse livro (mas só nos capítulos: 19 e 20), e realmente é um livro envolvente e que deixa qualquer pessoa com o coração molinho. 
Esperando ansiosa para a estréia do filme no meio desse ano nos cinemas, e vamos ver qual será o final desse filme, não é mesmo? Beijinhos!




16 comentários:

  1. Ai Nathy, adorei tanto o livro, principalmente pelo final, por ele não ser esse clichê que todos são.
    Mal posso esperar para o filme chegar, já me emocionei demais só com o trailer, imagina com o filme? E não esquece, vamos juntar as meninas para chorarmos juntas, assim acho que vai ser mais suportável! O momento que o Gus revela sobre a intensidade da doença dele me deixou muito chocada :(
    Acho que você vai ter que segurar minha mão no cinema <3

    Beijos linda!

    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *******SPOILER!*******


      Ai Fer, foi quando o Gus falou que o câncer tinha voltado foi quando eu comecei a chorar! ;-; Eu fiquei bem tocada com o trailer, pois era bem assim que eu tinha imaginado os personagens, e é claro que iremos juntas! Nós, a Mi e a dona Jana, nós tudo chorando no cinema! haeuhe
      Beijos ferzinha!

      Excluir
  2. Eu já li, achei perfeito e o final me surpreende-o. Pensei que outra coisa fosse acontecer, que não posso falar aqui. Me apaixonei pela historia, não vejo a hora de assistir o filme kkk
    Blog: http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo achou que ia acontecer algo diferente no final, hein Mariana! XD HEAHUA Também me apaixonei pela história e quero muito olhar o filme também! Beijinhos!

      Excluir
  3. AMO esse livro <3
    Beijus, www.nossomosmoda.com

    ResponderExcluir
  4. O livro eu nunca li, mas sei que tem uma história linda pelas resenhas que vejo dele. Espero pelo filme.

    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente ler o livro Pamela, talvez você goste, eu quis ler o livro pra ver o que eu espera no filme, hehe! XD Beijos!

      Excluir
  5. Quer muito ler esse livro,e assistir o filme,o livro é super bem falado e eu vi o trailer e é super fofo.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia! Você vai gostar da história do livro, e eu adorei o traler também! Beijos!

      Excluir
  6. Estou louca para ver o filme! O Livro é simplesmente perfeito! Beijos
    http://dayamancio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou esperando bastante pelo filme, Day! Beijinhos!

      Excluir
  7. Eu estou lendo esse livro coincidentemente estou achando muito bom já estou te seguindo bjs se poder retribuir agradeço
    http://dycasdataty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você irá adorar a leitura, Tatiane. Já estou te seguindo, beijos!

      Excluir
  8. História triste, mas linda!
    Eu admiro tanto os escritores,que imagino um dia eu escrevendo um livro :)
    Adorei o jeito que você descreveu a história e o que sentiu com a leitura :)

    http://bgbadgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Jessye. Muito obrigado, E vá em frente, te dou topo apoio do mundo ao escrever um livro! XD Beijos!

      Excluir

● Comente algo relativo ao post;
● São permitidas sugestões de incentivo;
● Gosto de críticas construtivas e etc;
● Xingamentos serão totalmente ignorados e excluídos;
● Retribuo comentários. Deixe o link do seu blog no final do seu comentário na postagem.