4 de fev de 2014

Resenha: Nos Bastidores do Pink Floyd

Nome: Nos Bastidores do Pink Floyd
Ano: 2012
Editora: Generale
Avaliação:     
Autor: Mark Blake
Páginas: 426 páginas
Sinopse: O Pink Floyd tem uma história secreta, conturbada e fascinante, que começa em Cambridge, na Inglaterra, nos tempos da Segunda Guerra Mundial, quando seus integrantes ainda eram crianças, e se estende até recentemente. A vida e a música Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason, Richard Wright e Syd Barrett, assim como seus conflitos, neuroses, medos, paixões e vitórias, são esmiuçados, em um relato que impressiona pela riqueza de detalhes. Contendo entrevistas com dezenas de pessoas próximas aos músicos – amigos, namoradas, parceiros de trabalho, testemunhas, críticos musicais –, bem como depoimentos dos próprios membros da banda, "Nos bastidores do Pink Floyd" acompanha passo a passo a gênese do Pink Floyd e toda a sua carreira.



Depois de bastante tempo embromando a resenha desse livro, finalmente fiz! 
Esse livro me encantou desde as primeiras páginas, gostei da forma em que os capítulos foram separados, como se fosse uma "linha do tempo" do Pink Floyd. Ao contrário da resenha que fiz do livro: Queen: Nos Bastidores, esse livro do Pink Floyd começa com a infância dos integrantes da banda, as suas primeiras conversas juntos e seus primeiros ensaios, e o livro do Queen, começava já com a sua carreira (já que o livro foi escrito pelo primeiro roadie da banda). 
O livro relata passo-a-passo o trabalho que eles tiveram em cada álbum e turnês, primeiros produtores e as primeiras casas de shows que eles tocaram, pequenos detalhes que nunca tinha visto em nenhum documentário da banda, ou algo do tipo.
O livro também contém algumas fotos raríssimas da banda, quando ainda eram jovens, tocando em seus primeiros shows, os integrantes depois da banda ter acabado e fotos do show Live 8, que foi uma das últimas vezes que a banda se reuniu para tocar em um show.
O livro acaba na morte de Syd (ex-guitarrista da banda), que a banda fez um show em tributo para a morte dele. Eu chorei com a morte dele no livro, e o autor relembrou as memórias dele. Não sei se esse livro foi lançado muito tempo depois no Brasil, mas não contém a morte de Rick Wright (tecladista) no livro, se o livro foi feito depois de 2008, foi um erro crítico não ter lembrado de Rick, ele era uma pessoa querida por todos, os depoimentos das pessoas relatando de Rick, não houve nenhuma crítica negativa dele, as suas ex-esposas, falavam que ele era um doce de pessoa, se esse livro foi feito depois da morte dele, foi um terrível erro não ter colocado a morte dele para ser lembrado na memória de todos. Mas fora isso o livro me agradou em tudo, contém todas as brigas, namoradas, as fases que eles usaram drogas, todos os passos dos álbuns das bandas, seus produtores, suas dificuldades e aprendizados com o tempo, o livro é incrível, eu sei bastante histórias da banda e acabei conhecendo muito mais com o livro, além do livro conter uma sessão de fotos da banda, com fotos dos primeiros shows e etc. Recomendo muito a leitura.



Tenham uma boa semana, e não se esqueçam que esta rolando um sorteio no blog, quero todo mundo participando! Abraços!

8 comentários:

  1. Li toda a Resenha que acabou se tornando mais em um Resumo do livro.
    Porem nao é uma má critica, ler toda essa resenha é um sinal de que o livro é bom e talvez eu possa começar a pensar que talvez eu deva ler tambem. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAUEHEUA então, quando eu percebi que já estava quase sendo voltada para um resumo, eu comecei a relatar mais sobre o livro, falando do que eu gostei ou não, falando dos depoimentos das pessoas no livro e etc. Leia sim, você vai amar, abraços!

      Excluir
  2. deve ser muito show esse livro :)
    tem campanha no meu blog, participa!
    http://patydelua.blogspot.com.br/p/campanha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é maravilhoso! Irei ver a campanha. :3

      Excluir
  3. Sou super fã, já li esse.É um dos meus preferidos!!

    Beijinhos ♥
    Meu blog: Gabi e o mundo secreto ♥

    ResponderExcluir
  4. Parece ser muito bom, agora me deu vontade de ler! (:

    ResponderExcluir

● Comente algo relativo ao post;
● São permitidas sugestões de incentivo;
● Gosto de críticas construtivas e etc;
● Xingamentos serão totalmente ignorados e excluídos;
● Retribuo comentários. Deixe o link do seu blog no final do seu comentário na postagem.